Noite Europeia dos Investigadores 2015

AtividadesComentários fechados em Noite Europeia dos Investigadores 2015

A Escola de Ciências da Universidade do Minho acolheu no passado dia 25 de setembro a edição de 2015 da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), tendo contado com a presença de cerca de 1250 visitantes.
A iniciativa decorreu no Museu D. Diogo de Sousa, entre as 15h e as 24h, e incluiu dezenas de atividades, que foram dinamizadas pelos docentes, investigadores e alunos da Escola de Ciências da Universidade do Minho e várias outras entidades locais promotoras de Ciência. Os visitantes puderam participar em atividades hands-on, visitas orientadas a exposições, palestras, workshops, conversas com cientistas, sessões de observação solar e de estrelas, e muito mais atividades em Ciência e Tecnologia.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que procura aproximar a ciência da sociedade e promover a ciência de excelência num evento único a acontecer simultaneamente em várias cidades europeias.

O envolvimento dos nossos alunos no projeto educativo de divulgação científica multidisciplinar, Ano Internacional da Luz 2015, procurou tirar partido do grande potencial educativo que o mesmo constitui ligando duas das quatro dimensões propostas pelo referido projeto: a ciência e a cultura.
Assumindo esta circunstância como magnífico ponto de partida e tendo em consideração a contextualização curricular do tema da luz, trabalharam neste projeto, de forma transversal celebrando a luz e em colaboração com a Biblioteca Escolar de Palmeira, alunos de várias turmas e de vários anos de escolaridade pertencentes à Escola de Palmeira – Agrupamento de Escolas Sá de Miranda.
Os trabalhos produzidos de que este vídeo, realizado por alunos do 9º ano de escolaridade e na disciplina de Física e Química, é exemplo colocaram os nossos alunos no grupo de parceiros que, desde universidades, sociedades científicas e empresas internacionais, se associaram ao longo de 2015 ao Ano Internacional da Luz em diferentes efemérides.
Com o mesmo vídeo participámos igualmente na Mostra de projetos de Ciência desenvolvidos pelos alunos das escolas parceiras no projeto “A minha Escola de Ciências”. A mesma integrou a Noite Europeia dos Investigadores 2015, a 25 de setembro, no Museu Diogo de Sousa, em Braga. A participação, a única envolvendo alunos do ensino básico e respetivas famílias, mereceu dos visitantes e organizadores (cientistas da Escola de Ciências da Universidade do Minho) elogios que foram fundamentados na sua grande qualidade e abordagem inovadora pois associava a componente científica à cultura portuguesa homenageando Rómulo de Carvalho/António Gedeão, professor e poeta, respetivamente.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga