Já é Natal no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

AtividadesComentários fechados em Já é Natal no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda


Natal é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
As comemorações de Natal incluem a presença de diversas tradições que vão desde a a ceia aos símbolos de Natal como: a árvore de Natal, o Pai Natal, as músicas, os presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalícias.
Enquanto instituição pública de ensino, o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda privilegia uma atitude responsável e consciente face à preservação das tradições, por esse motivo, fomentando a interação com o meio e sensibilizando os alunos para as comemorações tradicionais, promoveu, nas escolas que constituem o agrupamento, uma panóplia de atividades culturais relacionadas com esta quadra mágica.
Para além das decorações natalícias que decoram harmoniosamente as diversas escolas, as turmas dos percursos vocacionais da escola de Palmeira, criaram dois presépios originais para o 24º Concurso de Presépios, promovido pela CMB, os quais podem ser vistos na exposição que se encontra patente na Casa dos Crivos até ao dia 10 de janeiro.
Estes alunos construíram, ainda, presépios em cerâmica, acrílico e outros materiais para uma Exposição/Venda, com o objetivo de angariarem verbas para uma ação conjunta das turmas.
A escola de Palmeira e a escola Sá de Miranda abraçaram, também, o projeto” Natal a várias mãos”, da CMB, que procurou promover uma reflexão crítica em torno da árvore de Natal, aliando a tradição a visões contemporâneas da arte urbana, que teve como diretor artístico o escultor Alberto Vieira.
Os alunos mais novos, do 2.º ciclo, nas disciplinas de EV e ET, produziram uma série de trabalhos relacionados com esta quadra especial, tais como postais e ilustrações. Destacam-se os trabalhos de ET das turmas do 6.º A, C, E e F, que na disciplina de ET construíram pequenos presépios em caixas de sapatos, recorrendo a materiais diversificados como papéis, argila e fibras têxteis, associando desta forma o saber teórico ao saber prático, uma vez que um dos conteúdos da disciplina a lecionar são os materiais.
Recriando algumas das tradições do Natal, o agrupamento de escolas Sá de Miranda proporcionou aos seus alunos momentos de convívio e partilha no encerramento do 1.º período letivo.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga