Inauguração da Exposição “Pinóquio Ditirâmbico”

AtividadesComentários fechados em Inauguração da Exposição “Pinóquio Ditirâmbico”

Dia 14 de Janeiro, pelas 10H00, foi inaugurada a Exposição “Pinóquio Ditirâmbico” de Ricardo Fiúza, no auditório da Escola Sá de Miranda. Ricardo Fiúza, professor e artista plástico, marcou presença na inauguração e apresentou o seu trabalho a um público muito heterogéneo, desde alunos do 2.º ciclo do ensino básico a alunos do secundário. Perante uma plateia abastada, o autor tentou revelar alguns segredos na exploração das diferentes técnicas de expressão dos trabalhos apresentados.

A exposição parte da adaptação livre das aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi. Do rudimentar Pinóquio, feito de um bocado de madeira, pelo carpinteiro Gepeto, até aos robots dos nossos dias e principalmente dos que serão construídos no futuro. Questiona e procura plasmar a permanente relação difícil entre o criador e as suas criações. Com a maior autonomia e sofisticação dos robots, o que poderá acontecer ao relacionamento entre a máquina e o homem?

O que poderá acontecer ao Pinóquio? E ao Gepeto?

Tentando responder a estas questões, o autor criou várias séries de trabalhos que vão desde aguarelas, a desenhos e a pinturas que com as suas cores, delicadeza e movimento fizeram a delícia dos alunos ficando deambulando no imaginário de cada um.

A exposição encontra-se aberta ao público, durante o horário de funcionamento da escola, podendo ainda ser visitada por grupos, carecendo para tal de marcação prévia.

1

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga