O uso da GEOMETRIA no dia-a-dia dos alunos

AtividadesComentários fechados em O uso da GEOMETRIA no dia-a-dia dos alunos

A palavra Geometria significa, em grego, medir a terra. Os agricultores do Egipto (2000 a.C) recorriam à Geometria para calcular a área de seus campos e para os delimitar as suas terras eram invadidas pelas cheias anuais do Nilo e se apagavam marcas anteriores.

Por volta de 600 a.C., filósofos e matemáticos gregos, entre eles Tales e Pitágoras, deram um avanço aos conhecimentos geométricos da época.
Mas foi com o matemático grego Euclides (por volta de 300 a.C.) que a Geometria realmente se desenvolveu, fazendo da cidade egípcia de Alexandria, onde ele vivia, o centro mundial da Geometria. Para Euclides, a Geometria era uma ciência dedutiva que partia de hipóteses básicas: os axiomas ou postulados. Euclides estudou a fundo as propriedades figuras geométricas, as áreas e os volumes.
A GEOMETRIA está em todo o lado na nossa vida e é com ela que conseguimos construir e perceber o mundo que nos rodeia. Estudando-a percebemos melhor os espaços onde vivemos e o mundo onde estamos. Se olharmos com atenção à nossa volta conseguimos perceber a presença da Geometria. Vejam as imagens acima..

Alunos do 6.º E e 6.º D

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga