Visita de estudo a São João da Madeira

AtividadesComentários fechados em Visita de estudo a São João da Madeira


Alunos do 5.º ano visitaram a Viarco – Fábrica de Lápis e o Museu de Chapelaria, em São João da Madeira.

No dia 3 de março de 2016, os alunos das turmas do quinto ano  tiveram a oportunidade de visitar a fábrica Viarco e o Museu de Chapelaria em São João da Madeira. Esta visita de estudo foi organizada pela área disciplinar das artes visuais, tendo como objetivos: reconhecer processos de transformação de matérias – primas e identificar as etapas de fabrico do lápis e do chapéu de feltro.

A Viarco continua a ser a única fábrica de Lápis em Portugal e provavelmente uma das mais versáteis a nível mundial.
A origem do fabrico de lápis em Portugal remonta ao ano de 1907 quando o Conselheiro Figueiredo Faria juntamente com o seu sócio, o Engenheiro Francês Jules Cacheux, decidem construir, em Vila do Conde, uma unidade industrial de fabrico de lápis designada por “Faria, Cacheux & Cª” também conhecida como Portugália. Esta fábrica pioneira e bem sucedida no desenvolvimento e produção de artigos de escrita no país terá sido gravemente afetada com a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial e principalmente pela Grande Depressão de 1929/31. A viragem dá-se em 1931 quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria e figura proeminente de S. João da Madeira, decide diversificar o ramo de atividade da Vieira Araújo & Cª, Lda. e adquire a Fábrica Portuguesa de Lápis.
No ano de 1936 é registada a marca que acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje – Viarco. Mais tarde, um dos seus filhos, António Vieira Araújo, é designado para assumir as responsabilidades de reativação e dinamização do novo setor do grupo. Em 1941, quando o mercado já se encontrava consolidado e estavam garantidas todas as informações necessárias ao bom funcionamento, a empresa deslocou-se de Vila do Conde para as atuais instalações em S. João da Madeira, levando consigo todos os equipamentos e muitos funcionários que
decidiram iniciar uma nova vida ao seu lado.
Atualmente, a Viarco  recuperou o edifício que alberga um grande espólio de arqueologia industrial, adaptando-se para receber as muitas visitas que lhe são solicitadas.

 

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga