“Leading Lights” Erasmus+ 2016-2019

AtividadesComentários fechados em “Leading Lights” Erasmus+ 2016-2019

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda dá início às atividades do projeto “Leading Lights” no âmbito do programa Erasmus+, em parceria com escolas da Espanha (Melilla), Finlândia (Oulu e Uleåborg), França (Les Avirons – La Réunion), Itália (Caserta) e País de Gales (Whitland e Llanelli).

O projeto, a desenvolver entre setembro de 2016 e junho de 2019, tem como principal objetivo chamar a atenção para algumas das muitas formas de discriminação que cada vez mais ensombram a Europa, as quais contribuem para criar desigualdades ao nível das aprendizagens e oportunidades na vida. Terá particular enfoque na crise dos refugiados na Europa, proporcionando aos participantes experiências autênticas e únicas que visam não só uma melhor compreensão das questões inerentes a esta realidade, mas também criar um sentimento de empatia em relação à mesma.

A qualidade do ensino e da aprendizagem em todas as escolas envolvidas será promovida, através da partilha, entre as instituições parceiras e outras organizações relevantes, de abordagens pedagógicas inovadoras, criativas e inclusivas. Será também aumentada a capacidade de os profissionais da educação envolvidos lidarem com a crescente diversidade das suas populações escolares.

“Leading Lights” apoiará tanto os jovens como o pessoal docente a examinar a sua identidade cultural, por referência à de outros povos, contribuindo, assim, para a tomada de consciência das consequências de preconceitos mais ou menos conscientes. Colocar-lhes-á o desafio de se tornarem cidadãos globais ativos, bem como de colaborarem no esclarecimento de questões difíceis, trazê-las a público e, todos juntos, procurar e implementar soluções.

O projeto criará oportunidades para todos os alunos envolvidos, independentemente da sua etnia, religião, aptidão, género e orientação sexual. Incluirá também ativamente os que tenham chegado como refugiados ou migrantes.

Visite o Blog Oficial

 

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga