Visita de estudo a Baiona – 3 de março de 2017

AtividadesComentários fechados em Visita de estudo a Baiona – 3 de março de 2017

No passado dia 3 de março, os alunos do 8º e 9º anos do agrupamento, que frequentam a disciplina de Espanhol, tiveram a oportunidade de contactar em tempo real com uma festa medieval espanhola que celebra um acontecimento histórico importante relacionado com os descobrimentos marítimos: a chegada a Baiona, no dia 1 de março de 1493, da Caravela “La Pinta”, pertencente à frota de Cristóvão Colombo, com a notícia da descoberta do continente americano.

Durante a parte da manhã os alunos visitaram o monumento à Virgen de la Roca e observaram os Azulejos de la Arribada (Séc. XX) e o Pozo de la Aguada (Séc XV).

Inicialmente estava previsto que o almoço decorresse no parque de merendas junto ao Fortaleza de Monterreal, mas devido à chuva que se fez sentir ao longo do dia, dirigimo-nos ao Centro Sociocomunitario de Baiona, espaço gentilmente cedido pelo seu diretor, Don Horacio, que nos recebeu com um gesto de enorme hospitalidade.

Após um almoço tranquilo, o grupo pôde seguir a visita passando pela Iglesia de Santa Liberata (Séc. XVII) e a Iglesia ou Excolegiata de Santa María (Séc. XIII). Nesta última, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o senhor padre Don Moisés que se disponibilizou para explicar as caraterísticas do monumento e a importância da pequena povoação de Baiona e do seu porto marítimo na época dos descobrimentos. Em seguida, o grupo deambulou pelo recinto da feira medieval e dirigiu-se à marina para visitar a caravela-museu, réplica em tamanho real da Caravela “La Pinta”.

Antes de partir em direção a Braga, o grupo aproveitou ainda para observar a Fortaleza de Monterreal (Séc. XI – Séc. XVII).

 

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga