Nos
passados dias 13 e 14 de junho, a professora Isabel Barbosa participou no II
Seminário Internacional CAFTe, que teve lugar na Faculdade de Psicologia e
Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde apresentou a comunicação
intitulada Avaliação e qualidade
educativa – que estratégias?
A comunicação, preparada em coautoria com as professoras Lúcia Dourado e
Carla Fonseca, consistiu na apresentação de alguns exemplos das suas práticas
de avaliação no âmbito do projeto “Pedagogia para a autonomia e sucesso
educativo – que relação?”, em curso no nosso Agrupamento.
Com base na convicção de que o envolvimento ativo dos alunos em processos
de reflexão e avaliação processual pode constituir um importante fator de
sucesso educativo, têm sido utilizadas várias estratégias, de forma a criar condições
favoráveis a um maior envolvimento dos alunos na aprendizagem, e,
consequentemente, ao desenvolvimento de competências necessárias para fazer
face aos desafios do século XXI. As experiências pedagógicas implementadas
visam o desenvolvimento da autonomia dos alunos, objetivo central do “Perfil
dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
Foram
apresentados alguns exemplos de instrumentos em que se apoiam as atividades
propostas a alunos de diferentes níveis de aprendizagem, e em diferentes
contextos disciplinares, no sentido de os envolver em processos de regulação da
aprendizagem, experimentação de estratégias cognitivas e metacognitivas,
reflexão sobre diversos aspetos dos processos de ensino e de aprendizagem, e
negociação pedagógica.
Foram
também apresentados dados da observação direta, bem como excertos de reflexões
escritas, por alunos e professoras envolvidas, sobre algumas das estratégias
pedagógicas adotadas, permitindo avaliar o seu potencial educativo, enquanto
fatores de desenvolvimento da autonomia dos intervenientes no processo.