Encontro Nacional Online de Práticas Pedagógicas de Professores de Espanhol

AtividadesComentários fechados em Encontro Nacional Online de Práticas Pedagógicas de Professores de Espanhol

Em tempo de isolamento social, os professores de Espanhol a nível nacional, desafiados pela professora do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, Isabel Cabo, reúnem-se online, semanalmente, desde o dia 4 de abril de 2020, para se entreajudarem e reforçar os seus conhecimentos relativamente à utilização das novas tecnologias em sala de aula que, exigência do momento, servem para colocar em prática o plano de E@D (ensino a distância).

A sala de aula mudou de lugar, mas o empenho em continuar a ensinar e acompanhar os alunos não mudou. Juntos, os professores de Espanhol aprendem, partilham, colaboram e, por conseguinte, inovam nas suas práticas pedagógicas melhorando o processo de ensino/aprendizagem. Desta forma, tendo em conta a nova geração de alunos, captam a sua atenção e mantêm o seu interesse em aprender Espanhol. Juntos, surgem ideias, surgem projetos como “Español en Acción”. Um projeto eTwinning que envolve alunos e professores de todos os pontos do país e que tem como um dos objetivos principais valorizar a língua espanhola como meio de comunicação e entendimento utilizando as tecnologias de informação e comunicação seja para obter, selecionar ou apresentar informação. Ao mesmo tempo serão potenciadas nos alunos outras destrezas como as relações sociais envolvendo o diálogo e a negociação como também mais desenvoltura/autonomia ao interagir por escrito e/ou oralmente nas mais variadas situações de comunicação.

Estes encontros são uma experiência magnífica de colaboração/cooperação, partilha de boas práticas permitindo a todos reflexão e novas aprendizagens para desenvolver durante o E@D ou no regresso ao ensino presencial.

Link do Twinspace do projeto eTwinning: https://twinspace.etwinning.net/114424/home

Link de vídeo de divulgação do projeto: https://bit.ly/3chjMB3

Link de um produto de aprendizagem no âmbito da comunidade de práticas:

https://bit.ly/2xNZFeG

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga