Os Espantalhos chegaram à Nossa Horta!

AtividadesComentários fechados em Os Espantalhos chegaram à Nossa Horta!

Dia 5 de abril, foi uma azáfama na horta da nossa escola. Havia chegado o esperado dia para receber os Espantalhos.

Os alunos de 2º Ciclo e respetivos Diretores de Turma trouxeram àquele espaço alegria e movimento. O colorido dos espantalhos, distribuído pelo fundo verdejante dos canteiros, fez-nos esquecer o esforço acrescido imprimido nas várias áreas disciplinares.

Com esta atividade, deu-se a conhecer este espaço de todos nós; enriqueceu-se a horta, património da escola, e alargou-se o convívio a todos com o contributo de várias disciplinas e professores.

Estes espantalhos resultaram dum desafio lançado aos alunos. Numa primeira fase, individualmente, ou em pares, tiveram de criar um projeto de espantalho e defendê-lo perante a turma, numa das aulas de cidadania e desenvolvimento. Numa segunda fase, a turma selecionou, de entre os espantalhos apresentados, aquele que consideraram que melhor representaria a turma. E foi então que, com o apoio de alguns professores e de alguns encarregados de educação, passou-se à melhor fase: construir, em grupo-turma, o espantalho. Foram horas divertidas de interajuda; de partilha; de discussão construtiva; de criação. E, ao contrário do que muitas vezes acontece, todos os envolvidos viram o resultado do seu trabalho!

Como já mencionamos, dia 5, os 10 espantalhos construídos foram colocados na horta.

Como última fase, toda a comunidade escolar pode votar no seu espantalho preferido.

Todos os espantalhos ficaram FABULOSOS!

No entanto, tínhamos decidido que haveria um vencedor e, terminada a votação, o eleito foi o espantalho do 6.ºA: Sir Murphy, the Gardener.

A Coordenadora da Eco escolas, os professores responsáveis por este projeto, agradecem todo o esforço e empenho na sua concretização.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga