No âmbito do currículo da disciplina de Ciências Naturais do 8.ºano e inserido no Eco-Escolas, as turmas E e F realizaram, no dia 20 de maio, uma aula de campo numa zona envolvente da Escola Básica de Palmeira. Esta iniciativa teve como principal objetivo a observação de ecossistemas naturais e resultantes da intervenção humana. Para isso, foi solicitado aos alunos que em grupo registassem e caraterizassem numa tabela, criada para o efeito, os aspetos que considerassem pertinentes, relacionados com os conteúdos dados na disciplina, e ainda fizessem o registo fotográfico de cada um deles.
De entre os aspetos mencionados destacam-se os seguintes:
- Existência de duas pedreiras para exploração de um recurso mineral – o granito – mas também como fonte de poluição;
- Observação de algumas espécies invasoras (Bons-dias, Espanta-Lobos, Eucaliptos, Glória-a-manhã e Penachos);
- Existência de pequenas lixeiras a céu aberto, foco de poluição dos solos;
- Observação de uma Vacaria como exploração de um recurso natural biológico, mas também com o fonte de poluição devido à libertação de gás metano para a atmosfera, gás de efeito de estufa;
- Observação de áreas naturais de floresta ao lado de campos agrícolas e ainda a plantação de carvalhos (reflorestação).
O balanço desta atividade foi muito positivo, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar in loco muitas das aprendizagens apreendidas em contexto de sala de aula. De um modo geral, os alunos demonstraram interesse e empenho nas tarefas solicitadas.
Trabalho realizado por um grupo de alunos: