“As abelhas, nossas aliadas”

AtividadesComentários fechados em “As abelhas, nossas aliadas”

A sobrevivência da maior parte das espécies vegetais do meio ambiente e das espécies agrícolas depende do fenómeno da polinização que consiste no transporte do pólen do órgão masculino da flor (estame) para o órgão feminino (carpelo) de outra flor, permitindo a fecundação, consequentemente a germinação das sementes e formação de uma nova planta. As abelhas são as maiores responsáveis pela ocorrência da polinização, pelo que desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade do meio ambiente. As abelhas são também responsáveis direta ou indiretamente por 80% de todos os alimentos a nível mundial.

Há mais de vinte mil espécies de abelhas no mundo.

Uma abelha visita dez flores por minuto, faz em média 40 voos por dia, percorre até 12 quilómetros e toca em cerca de 240 mil flores.

Infelizmente, nos últimos anos, tem-se verificado uma redução significativa nas populações das abelhas. O seu desaparecimento pode levar ao desaparecimento de flores, plantas, frutos, cereais e de alguns animais.

Por forma a sensibilizar os alunos para a importância das abelhas e a necessidade urgente de as preservar, foi realizada, no espaço da Horta Biológica da escola Básica de Palmeira, uma sessão de esclarecimento intitulada “Curiosidades sobre o mundo das abelhas” ministrada pelo professor/ apicultor, José Barroco. Esta iniciativa, dinamizada pelo CAA (Centro de Apoio ao Aluno) em parceria com o Eco-Escolas, envolveu as turmas, do 5.ºB e do 6.ºF.

No decorrer desta sessão os alunos tiveram oportunidade de aprender sobre a vida em sociedade das abelhas, nomeadamente: o papel da rainha, das abelhas (operárias) e dos zangãos (machos) na colmeia; tempo é necessário para o seu nascimento e a sua durabilidade; Como se forma o mel; como constroem o favo de mel e outras curiosidades. Os alunos ficaram, ainda, a saber por que razão a apicultura é economicamente rentável, uma vez que, além do mel, obtêm-se outros produtos, tais como: pólen; cera; veneno e o própolis (produto muito valorizado, utilizado no reforço do sistema de defesa do organismo humano).

Nesta sessão foram também mencionados os principais materiais usados na apicultura e quais os equipamentos de segurança individual usados pelo apicultor.

Após a sessão com o apicultor, em grupo de três, os alunos participaram num peddy-paper, cujas atividades e questões colocadas relacionaram-se com os assuntos abordados na sessão.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga