Aula de Campo na Mata do Mosteiro de Tibães

AtividadesComentários fechados em Aula de Campo na Mata do Mosteiro de Tibães

A equipa educativa das turmas D e E do 8.º ano está, no âmbito DAC (Domínio de Autonomia Curricular), a desenvolver um projeto “Literacia para a Floresta”, organizado pelo LPN (Liga de Proteção da Natureza), com o apoio da CMB (Câmara Municipal Braga).

Foi realizada no dia 9 de abril, entre outras iniciativas deste projeto, uma aula de campo na Mata do Mosteiro de Tibães, orientada por um guia do LPN, que teve como objetivos: desenvolver a literacia das florestas numa atividade prática de campo; reconhecer a importância dos ecossistemas florestais; identificar espécies da fauna e flora autóctones e algumas espécies exóticas; ajudar a identificar medidas de preservação da biodiversidade.

Tendo como base de trabalho um guião fornecido pelo LPN, os alunos fizeram um percurso na mata, com cerca de 40 hectares, e com o apoio de aplicações de telemóvel, procuraram identificar algumas das espécies existentes, quer autóctones ou nativas, quer espécies exóticas e desta forma descobrir a biodiversidade existente neste ecossistema.

Entre outras plantas foi possível observar o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o protegido Azevinho (Ilex aquifolium), o Loureiro (Laurus nobilis), a Aveleira (Corylus avellana), o Medronheiro (Arbutus unedo), a Gilbardeira (Ruscus aculeatus) e o Bordo (Acer pseudoplatanus).

Uma das zonas da mata onde foi imprescindível fazer uma paragem foi no lago que é alimentado pela água que vem das minas e aí, os alunos tiveram a oportunidade de contemplar três árvores de porte notável e valor paisagístico, trata-se de um Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) que, juntamente com dois Cedros-dos-Himalaias (Cedrus deodara), estão classificados como Árvores de Interesse Público de Portugal desde 2010.

Com esta iniciativa promovida pelo LPN os alunos puderam, não só, usufruir deste sublime espaço envolvente do Mosteiro de Tibães, bem como aplicar e desenvolver a literacia das florestas.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga