“Blues vai à Escola” faz vibrar o Sá de Miranda com ritmo, história e emoção

AtividadesInformaçõesComentários fechados em “Blues vai à Escola” faz vibrar o Sá de Miranda com ritmo, história e emoção

A música e a aprendizagem uniram-se num concerto didático e inesquecível.
No dia 3 de novembro, a Escola Secundária Sá de Miranda acolheu o projeto “Blues vai à Escola”, que trouxe à comunidade educativa uma experiência musical única, integrada no ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga.
Esta atividade marca o início da 8.ª edição do Festival Nova Arcada Braga Blues, e teve como principal objetivo aproximar os jovens do género blues, promovendo o contacto direto com a sua história, linguagem e emoção. O músico Budda Guedes conduziu um espetáculo didático, interativo
e cheio de ritmo, levando os alunos e professores pelas origens do Blues nos Estados Unidos, desde o Delta do Mississípi até aos dias de hoje e a compreender verdadeiramente a sua influência em estilos como o rock, o jazz e o soul.
Inspirado no formato dos concertos falados de Leonard Bernstein, o artista explicou e exemplificou diferentes correntes do blues, tocando músicas de Elmore James, Muddy Waters, Willie Dixon, John Lee Hooker e Ray Charles, revelando o poder expressivo deste género que atravessou fronteiras e épocas.
A direção da escola sublinhou a importância da iniciativa: “É fundamental abrir espaço para experiências culturais que enriquecem a formação dos nossos alunos. A música tem um papel essencial na educação e o blues é um excelente exemplo disso.”
Com o auditório cheio e a participação entusiasmada dos estudantes, o “Blues vai à Escola” provou que a arte continua a ser uma poderosa forma de aprender, compreender e sentir o mundo.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga