Inserida no projeto Rios, a Casa da Ciência de Braga dinamizou, no dia 12 de fevereiro, uma aula no Ribeiro Pinheirinho, troço adotado pela Escola Básica de Palmeira. Seguindo o guia prático “Monitorização e adoção de um percurso de um rio”, gentilmente oferecido a cada aluno pelos monitores da Casa da Ciência, foram inicialmente abordados, entre outros, os seguintes aspetos teóricos fundamentais sobre os rios: conhecer o rio; importância dos rios para o homem (serviços de ecossistemas); ecologia de um rio; ameaças e monitorização de rios.
Numa vertente mais prática foram analisadas algumas das caraterísticas do ribeiro, nomeadamente: a zona onde se encontra (nascente, intermédio ou foz); se a água corre ou não; qual a cor da água; se tem cheiro ou não; que tipo de resíduos existem nas margens; biodiversidade de fauna e de flora, etc. Posteriormente um dos monitores fez algumas recolhas de amostras para observação de alguns organismos invertebrados, como por exemplo a larva de uma libélula.
A aula foi muito enriquecedora, quer do ponto de vista teórico quer prático, munindo os alunos de ferramentas teórico-práticas para dar continuidade à monitorização do Ribeiro do Pinheirinho.