Changing educational practices towards a better future

Critérios de Seleção de candidatos

Cursos:

CLIL Technology and ICT Tools for Teachers Working with CLIL – Malta

O curso pretende explorar as dimensões e abordagens do Ensino com a metodologia CLIL. Durante a semana, o ensino da metodologia CLIL através da tecnologia será apresentado, explorado e discutido, levando à elaboração de unidades de ensino CLIL e webquests. Serão abordadas as áreas da cognição, pensamento, construção do conhecimento e a utilização de auxiliares para o ensino com a metodologia CLIL assim como a temática da avaliação. É esperado um papel ativo nas sessões, maximizando a utilização do Inglês e colaborando com os restantes formandos.

CLIL( Content and Language Integrated Learning) – Praga 

O curso CLIL está estruturado em 17 módulos temáticos com uma série de workshops envolvendo debates, atividades e ideias práticas de como implementar a metodologia CLIL nas escolas. Os formandos experienciarão as atividades CLIL na perspetiva dos alunos, elaborarão planos de aula sendo possível aplicá-los em sessões durante o curso. 

Pretende-se desenvolver competências de ensino recorrendo à metodologia CLIL, mostrando técnicas eficientes de ensino em que a língua utilizada não é a língua materna, promovendo ainda a transversalização curricular; adquirir estratégias para trabalhar com turmas linguisticamente heterogéneas, tendo ainda uma abordagem inclusiva e promovendo a consciência intercultural.

Embrace the learners with Special Needs in the classroom – Barcelona

O curso destina-se a professores que compreendem a necessidade de uma educação inclusiva, unindo as necessidades de todos os discentes, envolvendo alunos com necessidades especiais, no que concerne a metodologias de ensino, equipamentos e instalações.

Benchmarking: Best Practices Benchmarking in Finnish Schools – Helsínquia, Tallin

O curso tem como temas: a inovação, os planos de desenvolvimento escolar; a reforma do currículo e o desafio europeu; a transição para a utilização plena da tecnologia; o aluno como elemento central: sistema e métodos de apoio; integração e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais; ligação entre a escola e o lar; o professor em foco: formação em serviço; coaching; gestão: exemplos locais; dimensão europeia; o programa PISA da OCDE, mobilidades Erasmus+.

Integrated Curriculum – teaching global skills – Helsínquia

Pretende desenvolver nos participantes competências globais, de comunicação, de avaliação com múltiplas perspectivas, pensamento crítico e consciencialização dos assuntos globais; igualdade de oportunidades no ensino; instrumentos de educação para um currículo integrado; ensino em equipa e modelos e instrumentos de ensino colaborativo; aprendizagem através de tentativa /erro; comunicação culturalmente consciente, educação espontânea( curso “o que fazemos/aprendemos hoje?”); criação de capacidades de colaboração sustentável com as partes interessadas envolvidas ( museus, instituições de ensino superior, etc); CLIL e apoio das TIC para igualdade de oportunidades.


© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga