Ciência Viva – First Light

AtividadesComentários fechados em Ciência Viva – First Light

Realizou-se na Escola Sá de Miranda a primeira observação com o novo telescópio adquirido no âmbito do Clube de Ciência Viva – “Explorar as Fronteiras do Universo”.  

Observou-se a nebulosa de Órion (também conhecida como M42 ou NGC 1976). A nebulosa de  Órion é uma nebulosa de emissão (nebulosa brilhante em que a luz emitida é proveniente da ionização e excitação do gás interestelar pela radiação ultravioleta) muito brilhante, situada na constelação de Órion. Pode observar-se à vista desarmada, com uma fraca nebulosidade esverdeada difusa em torno de Orionis, a estrela do meio da “espada” do Órion. Contém várias estrelas muito jovens e quentes.

Clube de Ciência Viva tem como finalidade a criação de um espaço lúdico e pedagógico, de contacto com a ciência e a tecnologia, com o desígnio de estimular o interesse dos alunos pelas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia.Em astronomia, a primeira luz (first light) é o nome dado à primeira vez que se usa um telescópio (ou, em geral, de um novo instrumento), para obter uma imagem do céu.

[ngg src=”galleries” ids=”180″ display=”basic_slideshow” arrows=”1″ show_thumbnail_link=”0″]

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga