O Clube de Xadrez funcionou em coordenação com a Biblioteca Escolar.
Durante o 1º período estiveram inscritos cerca de 20 alunos (do 5.ºD e 5.ºE), dezasseis dos quais a frequentar com assiduidade e interesse.
No 2.º período, foram integrados 8 alunos do 5.ºA e 5.ºC, a treinar em simultâneo com os alunos do 5.ºD. Porém, por razões de ajustes nos horários, essa hora deixou de estar disponível no horário do docente responsável pelo Clube de Xadrez, que passou a ter Apoio ao Estudo do 5ºE. Dada a impossibilidade de se encontrar horário compatível para o professor e grupo dos 15 alunos, o Clube funcionou somente à terça-feira, com 6 alunos do 5ºE e 5 alunos do 6ºC. Devido ao referido constrangimento perderam-se 8 alunos do 5.ºD, com qualidades e técnica de xadrezistas.
No 3.º período frequentaram 11 alunos, seis do 5.ºE e cinco do 6.º C. A maioria dos alunos foi assídua e pontual. Participaram com interesse nas atividades semanais ou em mini campeonatos entre as duas turmas, por forma a criar espírito competitivo e consequentemente maior desenvolvimento tático de defesa e ataque.
Esta atividade teve reflexo positivo na capacidade de concertação e a maior parte dos alunos melhorou o seu desempenho escolar.