As atividades/competições do Desporto Escolar pretendem proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores tais como responsabilidade, espírito de equipa, disciplina, tolerância, solidariedade e dedicação.
(Consulte aqui o horário dos treinos)
Modalidades disponíveis no nosso Agrupamento
Atletismo
O atletismo é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios(pista), com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
Historial
• A Escola de Palmeira foi 21 vezes campeã no Inter-escolas de Atletismo de pista coberta;
• 2 vezes campeã nacional de iniciados;
• 1 vez campeã ibérica no escalão de iniciados femininos.
Atividades Rítmicas e Expressivas
A dança é considerada a mais completa das artes pelo envolvimento de elementos artísticos como a música, teatro, escultura, pintura, indumentária e as múltiplas expressões artísticas, traduzindo emoções simples e complexas. Esta forma de comunicação tem-se manifestado ao longo dos tempos através de diferentes civilizações, como mostram, por exemplo, os registos datados desde o Período Paleolítico Superior. Esta importante forma de comunicação universal é abordada, no Desporto Escolar, como Atividades Rítmicas e Expressivas, que interpretam a dança como uma arte universal, em que todos podem ver, ouvir, sentir e expressar-se com a diversidade da dança: medieval, folclórica, salão, moderna, contemporânea, hip hop, jazz, aeróbica e outras múltiplas formas.
Canoagem
As canoas foram desenvolvidas no transcurso de milhares de anos. Primeiro pelos povos nativos da América do Norte. Um pouco mais tarde pelos ilhéus da Polinésia e pelos habitantes dos grandes cursos de ága mundiais. A palavra que hoje conhecemos (canoa) deriva da palavra Kenu, que significa “dugout”, um tipo de canoa feito a partir de tronco de árvore.
Durante muitos anos, foi o meio de transporte mais usado na colonização da América do Norte (Estados Unidos da América e Canadá), Amazonas e Polinésia. Apesar de ter tido um desenvolvimento técnico e uma adesão muito grande enquanto modalidade desportiva nas duas últimas décadas, desde 1924 que consta do programa olímpico, tendo-se alargado desde Munique, em 1972 às provas de slalom.
Badminton
O Badminton é um jogo de raquete que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores (singulares ou pares, respetivamente).
O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário e impedir que o volante toque no seu próprio campo.
O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos.
Basquetebol
Conhecido como um dos desportos mais populares do mundo, o basquetebol é praticado, nos dias de hoje, por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro. Inventado em 1891, pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, o nome vem do inglês basketball e quer dizer bola no cesto.
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo.
Desporto Adaptado
O Desporto Adaptado surgiu no início do século XX, com as primeiras atividades a serem dirigidas para os portadores de deficiências auditivas e visuais.
O objetivo é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de aptidões dos portadores de deficiência, permitindo maior autonomia através do desenvolvimento da condição física e do desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a integração social e para a consequente qualidade de vida.
Escola Ativa
O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda oferece mais uma possibilidade para os seus alunos se manterem ativos, o Grupo/Equipa “Escola Ativa” integrado no Nível II do Desporto Escolar, e em que o fator competição ou a escolha prévia de uma modalidade desportiva não está presente.
Sendo o 2.º e o 3.º ciclos coincidentes com períodos de grande crescimento, e nos quais se encontram enormes diferenças de maturação e desenvolvimento entre jovens, é determinante criar uma oferta alargada de atividades, que vá ao encontro das necessidades de cada aluno, nomeadamente atividades regulares não competitivas e que não promovam a especialização num desporto.
Natação
A Natação surgiu por volta de 2500 a.C.. Nesta época a arte de nadar estava incluída na educação dos egípcios. Na Grécia antiga e na Antiga Roma, a natação fazia parte do treino militar. O simples facto na altura de saer nadar proporcionava um “status” social superior.
Os quatro estilos foram criados em tempos e por autores diferentes: crawl, costas, bruços e mariposa.
Foi em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, que a natação passou a ser considerada um desporto olímpico.
Ténis de mesa
Sem grande certeza quanto à origem do Ténis de Mesa, crê-se que tenha surgido no final do século XIX, como alternativa ao Ténis quando este, por condições climatéricas, não se podia praticar. Começou por ser chamado “ping –pong” devido ao consecutivo bater da bola na raqueta e na mesa de jogo.
No Desporto Escolar, o Ténis de Mesa é um dos desportos mais praticados quer na vertente competitiva, quer na vertente de tempos livres. A sua especificidade faz desta modalidade uma atividade educativa de eleição, sendo um veículo pedagógico para melhorar, desenvolver e reforçar a motricidade dos nossos jovens.
Voleibol
O voleibol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, separadas por uma rede. O seu objetivo é fazer cair a bola no campo adversário e evitar que ela caia no seu próprio campo, enviando a bola por cima da rede.
Número de jogadores 12: 6 efetivos e 6 suplentes. Dimensões dos campo: 18 metros de comprimento por 9 metros de largura.