Eco-Escolas da EB de Palmeira premiada pela ABAE

AtividadesComentários fechados em Eco-Escolas da EB de Palmeira premiada pela ABAE

A Escola Básica de Palmeira, como uma Eco-escola, tem-se empenhado em desenvolver um trabalho proativo que contribua para a sustentabilidade do nosso planeta. Neste sentido, tem participado em diversas iniciativas/ projetos, alguns deles propostos pelo programa Eco-escolas-ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), nomeadamente: Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2023-24; Espantalho da Horta; Horta Bio nas Eco-escola e a Bio e Geodiversidade da Minha Escola.

Dos 4 projetos desenvolvidos, a escola foi premiada em dois, ficando em 1.º lugar, em ex-aequo com duas outras escolas, no da “Horta Bio nas Eco-escolas” e em 2.º no projeto “Bio e geodiverdidade da minha escola”.

No concurso “Hortas Bio nas Escolas”, segundo a ABAE, foram  reconhecidos projetos que, promovam: hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica (A.B.); constituam um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente; uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar; a interdisciplinaridade e demonstrem um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

O projeto a horta biológica implicou, ao longo do ano letivo, muito trabalho e dedicação permanente, quer dos professores da equipa Eco, quer dos alunos das turmas de 5.º ano que, mensalmente, realizaram diversas tarefas, desde: sementeiras; plantações de diversos produtos hortícolas; ações de monitorização e de manutenção do espaço da horta. Os professores da equipa da horta sempre acreditaram neste projeto e na importância da sua implementação na escola, sendo muito gratificante, para todos os envolvidos, ver o trabalho realizado ser reconhecido.

O projeto “Bio Geodiversidade da minha escola”, cujo principal objetivo foi dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar e ainda a sua geodiversidade, foi desenvolvido no âmbito do DAC (Domínio de autonomia Curricular), por duas turmas de 8.ºano, (D e E) e resultou de um trabalho interdisciplinar, com a participação das disciplinas de Português, Educação Visual e Ciências Naturais.

Este projeto desenvolveu-se ao longo do ano letivo e envolveu momentos diferentes, desde a: realização de aulas de campo para a observação de flora e micro e macrorganismos no recinto escolar;  identificação das espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4All ; elaboração de uma ilustração de cada espécie identificada; elaboração de um caderno de campo com o registo das espécies identificadas e elaboração de uma ficha de caracterização do solo.

A concretização deste projeto implicou, não só, a disponibilização de várias aulas, principalmente nas disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual, bem como, uma coordenação das tarefas realizadas nestas aulas. Foram elaborados vários cadernos de campo e no final, utilizando os trabalhos mais significativos elaborados na disciplina de Educação Visual, foi elaborado o caderno das duas turmas (D e E).

De um modo geral, os alunos mostraram-se muito entusiasmados e empenharam-se de forma muito positiva em todas as fases de desenvolvimento do projeto Bio e geodiversidade da minha escola.

Hortas Bio nas Eco-Escolas.

Clique aqui para visualizar o projeto.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga