Programa Educação para a Saúde

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que proporciona o acesso ao conhecimento e, sobretudo, ao desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores que favoreçam a tomada de decisões que permitem gerir e desenvolver o potencial de saúde de cada indivíduo. A Educação para a Saúde implica o envolvimento e a responsabilização de cada indivíduo relativamente aos seus hábitos e estilos de vida e das suas consequências na saúde.

As áreas prioritárias de intervenção, na promoção de estilos de vida saudáveis são:

  • Educação Alimentar;
  • Atividade Física;
  • Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD);
  • Afetos e Educação para a Sexualidade;
  • Saúde mental e Prevenção da Violência.

Em cada uma destas áreas serão realizadas diversas atividades adequadas ao nível de desenvolvimento e ao escalão etário das crianças e jovens a que se destinam.

Para a consecução dos objetivos do plano de Educação para a Saúde, o PES conta com a colaboração de profissionais de saúde da UCC (Unidade Cuidados na Comunidade) Braga Saudável.

Integrado no projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento Sá de Miranda existe o Gabinete de Apoio ao Aluno (GIAA), que consiste num espaço de atendimento e de apoio personalizado e confidencial para a comunidade escolar, e que procurará encaminhar ou responder a quaisquer questões no domínio da saúde escolar.

 

Plano de Atividades 2017/2018 do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde 

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga