Programa Educação para a Saúde

A finalidade principal da Educação para a Saúde (ES) em meio escolar é contribuir para que o jovem ou o adulto, em quaisquer situações do seu quotidiano, assumam atitudes que desenvolvam o seu potencial de saúde.
Inúmeros estudos têm demonstrado a existência de uma relação direta entre o aparecimento de enfermidades na idade mais adulta, muitas delas muito graves, e comportamentos de risco e hábitos de vida pouco ou não saudáveis ao longo da vida.
Educar para a saúde é proporcionar o acesso a conhecimento e, sobretudo, desenvolver capacidades, atitudes e valores que favoreçam a tomada de decisões que permitam gerir e desenvolver o potencial de saúde de cada indivíduo. Implica o envolvimento e a responsabilização de cada indivíduo relativamente aos seus hábitos e estilos de vida e das suas consequências na saúde. Pretende-se que enfermidades que ocorrem na idade mais adulta sejam evitadas ou minimizadas se hábitos de vida saudáveis forem assumidos desde idades mais precoces, favorecendo uma vida mais longa e com melhor qualidade.
As áreas prioritárias de intervenção, na promoção de estilos de vida saudáveis são:

• alimentação e estilos de vida saudáveis;
• consumo de substâncias psicoativas;
• educação sexual;
• violência/saúde mental.

No presente ano lectivo, serão trabalhados principalmente a alimentação e o exercício físico, a educação sexual e o consumo de substâncias psicoativas. Na alimentação trabalhar-se-á a prevenção e combate do excesso de peso, obesidade e distúrbios alimentares, a importância do pequeno almoço e do consumo de fruta e a redução do consumo de alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras. Na educação sexual será cumprido o disposto na Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto e na portaria n.º196-A/2010 de 9 de Abril. No consumo de substâncias psicoativas será trabalhado a prevenção e combate do consumo de tabaco, estando ainda em dúvida o álcool.

Integrado no projeto de educação para a saúde do Sá de Miranda e no Gabinete de Apoio ao Aluno, entrará em funcionamento o Gabinete de Saúde, um espaço de atendimento e de apoio individualizado para a comunidade escolar, que procurará encaminhar ou responder a quaisquer questões no domínio da saúde escolar.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga