Espécies Invasoras e Projeto Rios

AtividadesComentários fechados em Espécies Invasoras e Projeto Rios

Entre 29 de maio e 6 de junho de 2021 decorreu a 2.ª Semana Nacional e 1.ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras, com o objetivo de aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível da Península Ibérica.

A turma do 9.º C participou neste evento no dia 4 de junho, assistindo a uma sessão de esclarecimento/ sensibilização por videoconferência, proferida pela Professora Doutora Elizabete Marchante, investigadora da Universidade de Coimbra.

Para além do intuito de reavivar os conhecimentos dos alunos sobre a temática das espécies invasoras (conteúdo abordado no 8.º ano de escolaridade), a docente de Ciências Naturais, proponente desta atividade, pretendia o esclarecimento dos discentes quanto a uma aplicação de telemóvel a ser utilizada numa saída de campo a realizar ainda este mês, ao ribeiro do Pinheirinho. Trata-se de uma App que permite o mapeamento de espécies invasoras, espécies  que são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, para além dos outros impactes significativos que constituem a nível ambiental e socioeconómico.

Assim, aceitando o “Desafio Invasoras.pt”, cada aluno poderá tornar-se um cidadão-cientista, e contribuir para a localização e estudo de espécies invasores (figuras 1, 2 e 3) existentes na zona envolvente ao ribeiro adotado pelo grupo da escola básica de Palmeira.

De salientar que a SEMANA IBÉRICA sobre ESPÉCIES INVASORAS (SIEI 2021) teve como organizadores a Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, a plataforma INVASORAS.PT e os projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, que se se juntaram a muitas outras Entidades, organizando ações sobre espécies exóticas invasoras por toda a Península Ibérica.

Este evento internacional teve por base a meta 15.8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “…implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.”, estando o nosso agrupamento a contribuir para a sua consecução.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga