Uma espécie exótica é uma espécie transportada da sua área de distribuição nativa para um novo ambiente. Quando estas espécies, ao serem introduzidas em novos territórios são mais competitivas que as espécies nativas porque conseguem adaptar-se, estabelecer-se, reproduzir-se e espalhar-se rapidamente, acabam por substituí-las e alargar a sua área e distribuição tornam-se espécies invasoras.
A invasão biológica já é considerada, a nível global, a segunda maior causa de perda de biodiversidade. Um dos problemas relativamente às espécies invasoras é que estas, uma vez instaladas, são muito difíceis de controlar e quanto mais cedo forem detetadas mais fácil será a sua erradicação.
As invasões biológicas resultam quase sempre, de forma direta ou indireta, de atividades humanas. Para que a luta contra as espécies invasoras tenha sucesso é necessário que, cada um de nós, se sinta um participante ativo na resolução deste problema! Para isso existem várias formas de colaborar:
No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática das espécies invasoras em Portugal, alguns alunos do 8.ºano da Escola Básica de Palmeira realizaram trabalhos de investigação, cartazes e flyers sobre algumas das espécies invasoras vegetais que afetam a nossa região, nomeadamente, a mimosa (Acácia dealbata); os Penachos ou Erva-das-pampas (Cortaderia selloana)¸ Espanta lobos (Ailanthus altissim) e outras.
[ngg src=”galleries” ids=”138″ display=”basic_slideshow” gallery_width=”900″ gallery_height=”600″ arrows=”1″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”Próximo”]Rua Dr. Domingos Soares
4710-295 Braga
Email: geral@sa-miranda.net
Telefone: 253 200 980
FAX: 253 200 989
Visita Virtual à Escola Sá de Miranda
Rua Cimo da Vila, 5
4700-693 Palmeira - Braga
Email: geral@sa-miranda.net
Telefone: (00351) 253 200 981
FAX: 253 200 989
Visita Virtual à Escola Básica de Palmeira
© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga