No dia 13 de dezembro, no Teatro da Escola Sá de Miranda, decorreu um debate, orientado pela deputada Palmira Maciel a propósito da temática “Fake news: o impacto da desinformação na democracia”. Esta sessão, destinada aos alunos do ensino secundário, foi realizada no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude.
Os alunos debateram as ameaças à democracia provocadas pela desinformação, a partir da manipulação do discurso e das imagens, e exacerbada pela tecnologias da informação e comunicação. Neste sentido, os riscos decorrem de uma nova ordem digital que parece colocar um fim à era da verdade. Vivemos o tempo da pósverdade, ou seja, agora os factos objetivos são considerados menos influentes que o apelo às emoções e às crenças pessoais. A verdade passa a ser entendida como um obstáculo à eficácia tecnocrática. A informação deixa de ser informativa, perdemos a noção da diferença entre o verdadeiro e o falso. As fake news são informações que podem ser mais eficazes que os próprios factos. Daí que agora passa a contar o curto prazo: a eficácia substitui a verdade.
Neste sentido, o jovens puderam tomar consciência de que modo as fake news constituem um sério perigo à cultura democrática, bem como perceber a importância de cultivar o espírito crítico e a participação cívica de maneira a garantir a liberdade e a democracia.