Testemunho da aluna Sofia Nunes, do 12.º ano, que participou na Fase Final das Olimpíadas Portuguesas da Biologia:
“Nos pretéritos dias 9,10 e 11 de maio, tive a oportunidade de participar na 3ª fase das Olimpíadas Portuguesas de Biologia, uma experiência que, além de enriquecedora para o meu percurso académico e pessoal, proporcionou momentos únicos de confraternização com colegas cujos interesses e objetivos são semelhantes aos meus.
Os resultados obtidos na segunda fase, que teve lugar na escola, levaram-me até Oeiras, onde realizei as provas da 3ª fase no INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e no ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Biológica).
As provas consistiram em atividades práticas que me permitiram aplicar conhecimentos de biologia molecular, bioquímica e fisiologia no laboratório, algo que sempre me despertou interesse e curiosidade. Tive também a oportunidade de transpor para a prática conceitos que havia abordado em aula, como o processo de eletroforese e a reação em cadeia da polimerase (PCR), o que facilitou a sua compreensão.
Em suma, foi uma honra estar entre os 50 alunos selecionados a nível nacional e encaro esta participação como um reconhecimento do meu mérito. Convido e recomendo a todos os meus colegas do 10º e 11º anos a participarem nesta atividade sempre que lhes for possível.”