Horta Biológica premiada

AtividadesComentários fechados em Horta Biológica premiada

A equipa Eco-escolas da escola básica de Palmeira, no sentido de reabilitar e dinamizar a Horta Pedagógica Escolar, inativa há alguns anos, decidiu desenvolver o projeto “Horta Biológica Solidária”. Este projeto teve como finalidade interligar o meio ambiente na escola como uma prática pedagógica relacionada com a aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de capacidades que potenciem a busca de relações com a natureza.

Com este projeto, a escola candidatou-se a dois concursos, um de âmbito local, organizado pela C.M. B (Câmara Municipal de Braga) e outro de âmbito nacional, organizado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e a AGROBIO (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica).

No concurso “Escolas mais Verdes” organizado pela C.M.B, a escola arrecadou o 1.º lugar em ex-áqueo com a Escola Básica de Nogueira, tendo para o efeito sido elaborado um caderno da horta, no qual foram descritas todas as atividades/ações desenvolvidas ao longo do ano letivo, diretamente/ indiretamente ligadas ao projeto da horta, (ver caderno da horta).

No concurso “Hortas Bio nas Escolas” organizado ABAE e a AGROBIO, a escola ficou em 3.º lugar em ex-aequo com a escola básica de Vendas Novas nº 1. Neste concurso foram  reconhecidos projetos que:  promovam hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica (A.B.); constituam um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente; promovam uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar; que promovam a interdisciplinaridade e demonstrem um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

O projeto “Horta Biológica Solidária” implicou muito trabalho e dedicação permanente, ao longo do ano letivo, quer dos professores da equipa Eco, quer dos alunos, sendo gratificante ver o trabalho realizado ser reconhecido. Os professores sempre acreditaram neste projeto e na importância da sua implementação na escola. Os alunos, principalmente os da Brigada Eco-escolas, tiverem um desempenho exemplar na monitorização da horta.

Caderno da Horta

Notícia no Website Eco-Escolas

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga