No dia 24 de fevereiro, a turma 1P3 do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa deslocou-se à EB1 da Ortigueira para implementar jogos matemáticos, desenvolvidos nas disciplinas de Matemática e TPIE, no desenvolvimento do Projeto “O papel dos jogos matemáticos no desenvolvimento de competências pelos alunos”, de um Domínio de Autonomia Curricular.
Os jogos implementados foram o Stomachion, o Semáforo, o Solitário, o Gomoku e os Sólidos de Platão (poliedros), tendo os mesmos sido adaptados às crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Para esta faixa etária os jogos transformaram-se, respetivamente, em Tangram, Sequências, Damas, Memória, 3 em linha e construções de poliedros com palitos e plasticinas.
Os principais objetivos foram os de promover a aprendizagem significativa de conceitos de matemática através de jogos que envolvem raciocínio e estratégia, fomentar dinâmicas inclusivas e colaborativas de ensino e desenvolver habilidades de comunicação, também matemática, entre os alunos.
A implementação dos jogos proporcionou momentos enriquecedores para todos os envolvidos.
Agradecemos às docentes da escola pela receção calorosa e colaboração. Aos alunos do 1.º ciclo, o nosso reconhecimento pelo entusiasmo e envolvimento nas atividades propostas.