A introdução de pequenas sessões de exercícios tem contribuído para mudar a vida dos alunos e simplificar o quotidiano escolar. A finalidade é reeducar a recetividade sensorial e a presença plena, de maneira a recuperar a calma e a adotar uma atitude de escuta e de concentração. A prática da meditação tem sido desenvolvida nas aulas de Filosofia, sob a orientação do professor José Augusto Ribeiro, com a finalidade de treinar a atenção, bem como para promover a pacificação da mente e o recentramento, contribuindo para aliviar o stress de alunos agitados e nervosos. A meditação surge como treino da atenção com vista a “esvaziar o espírito” e a conseguir alcançar alguma serenidade. Assim, antes de iniciarem as atividades, os alunos adotam uma postura correta, fecham os olhos e permanecem em silêncio alguns minutos, atentos à respiração e disponíveis apaziguar o fluxo incessante de pensamentos. Deste modo, regularizam a respiração e os batimentos cardíacos e, por outro lado, esta atenção ao corpo ajuda a tranquilizar a mente e a desenvolver a concentração.