O charco dá uma nova vida à horta Biológica da EB de Palmeira

AtividadesComentários fechados em O charco dá uma nova vida à horta Biológica da EB de Palmeira

Na Escola Básica de Palmeira, no âmbito do Clube de Ciência Viva e inserido no Eco-escolas, foi criado pela Casa Ciência de Braga, um charco pedagógico no espaço da horta. A sua implementação só foi possível com o contributo da CMB (Câmara Municipal de Braga) que suportou todos os custos inerentes a este tipo de infraestrutura. A montagem do charco foi antecedida de uma sessão teórico-prática sobre criação e monitorização de um charco, à qual assistiram alunos da turma do 8º E. Nesta sessão, além de adquirirem alguns conhecimentos básicos sobre as principais caraterísticas abióticas, puderam e observar à lupa alguns invertebrados frequentes neste tipo de ecossistema. Alguns destes alunos e a turma 8.º D participaram ativamente na construção do charco, tendo tido um ótimo desempenho.

Um charco são pequenas massas de água que devido á sua dimensão e baixa profundidade permite a entrada total de luz e consequentemente ausência de estratificação de temperatura, levando à existência de plantas em toda a sua área.

 Apesar das suas reduzidas dimensões os charcos podem apresentar elevada biodiversidade, como invertebrados e anfíbios, quando comparados com grandes massas de água como lagos e lagoas. Assim o charco pode ser um fabuloso recurso pedagógico para o estudo dos ecossistemas, para a sua valorização e preservação dos seres vivos que dele fazem parte.

A finalizar deve-se também de realçar a importância do charco no espaço da horta uma vez que algumas das espécies que se encontram nos charcos, como os anfíbios e as libélulas, alimentam-se de insetos e ajudam a controlar pragas agrícolas ou insetos vetores de doenças.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga