“Oficina de Braille” na ESSM

AtividadesComentários fechados em “Oficina de Braille” na ESSM

No dia 18 de fevereiro, a professora de educação especial, Clara Monteiro, docente de Educação Especial do AE de Maximinos, a convite da professora de TPIE, trouxe a “𝐎𝐟𝐢𝐜𝐢𝐧𝐚 𝐂𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐢𝐥𝐥𝐞” às alunas da turma 3P3. A atividade inscreveu-se no módulo “Educação inclusiva e necessidades educativas específicas”.

Nesta oficina, pudemos saber quem foi Louis Braille e que se celebraram em janeiro os 200 anos da invenção do sistema Braille. A sessão visou sensibilizar as alunas para as questões relacionadas com a deficiência visual. Ficaram a conhecer este sistema de escrita e de leitura tátil para pessoas cegas ou com baixa visão, baseado na combinação de 6 pontos de alto relevo, através dos quais são criados os sinais (células Braille) que representam as letras do alfabeto, números, pontuação, linguagem matemática e notação musical. Pudemos refletir sobre a importância do código Braille na vida das pessoas com deficiência visual, desmistificar a leitura e a escrita Braille, e divulgar o alfabeto Braille.

A professora Clara deu às alunas a oportunidade de experimentar os equipamentos de escrita, com destaque para a máquina Perkins. A oficina permitiu-lhes compreender a grafia Braille como uma ferramenta essencial de leitura e escrita para pessoas cegas e reconhecer a sua importância no processo educativo dos alunos com deficiência visual.

Foi uma experiência muito enriquecedora para todas nós. As alunas mantiveram-se atentas e participaram com grande entusiasmo nas experiências proporcionadas pela professora Clara a quem agradecemos a disponibilidade, competência e simpatia.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga