Embora, em muitos países, já existam Olimpíadas de Biologia há mais de três décadas, as Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) foram criadas em 1989, sob a égide da UNESCO e são um concurso destinado a jovens talentosos do ensino secundário.
As Olimpíadas Portuguesas de Biologia nasceram exatamente de um convite enviado à Ordem dos Biólogos que dinamizou a primeira edição em 2010.
Esta atividade tem, como objetivos, entre outros: estimular o interesse dos alunos pela Biologia, fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental, desta área de conhecimento; aproximar a Universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento do estudante relativamente à realidade do ensino superior;
relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania.
Muitos parabéns a todos os alunos que participaram na 1ª eliminatória que decorreu no passado dia 22 de janeiro!
Neste momento, já sabemos quem são os apurados para a segunda fase do concurso, a realizar no próximo dia 12 de março, em cada uma das categorias seguintes:
Melhores do 11.º ano:
- Heloysa Cauanny Dias Frazão 11º02
Classificação Geral:
- Heloysa Cauanny Dias Frazão 11º02
- Amaro Soares Dias 12º01
- Inês Lopes Gonçalves 12º01
- Sofia Gomes Carvalho Nunes 12º02
Os maiores sucessos olímpicos para estes representantes da ESM!