Palmeira tem Bichos-da-Seda

AtividadesComentários fechados em Palmeira tem Bichos-da-Seda

No âmbito da área curricular de Ciências Naturais, os alunos do 5.º ano de escolaridade de Palmeira, puderam acompanhar de perto, todas as etapas do ciclo de vida do Bicho-da-seda.

Nas aulas de ciências, aquando da abordagem do desenvolvimento indireto dos seres vivos, os alunos foram desafiados a acompanhar o progresso dos bichos-da-seda e a registar as suas diferentes fases, tanto em esquema como em maquete que pudesse ser mostrada à comunidade educativa.

Assim, ao longo de mais de dois meses, os alunos observaram, comentaram, avançaram com “teorias” e “hipóteses”, admiraram e aprenderam a respeitar a natureza refletida neste pequeno ser, a quem a maioria de nós não atribui qualquer importância.

Foram muitos os alunos que se propuseram “adotar” alguns destes seres e comprometeram-se a tratá-los bem, respeitando a sua natureza.

Outros professores e funcionários estavam curiosos e não passavam sem observar e comentar o que se ia acontecendo com os nossos bichinhos.

Foi organizada uma exposição no átrio de entrada para a biblioteca com todas as criações dos alunos.

A observação do ciclo de vida deste inseto, semelhante ao de muitos outros, foi a possibilidade de observamos as diferentes etapas de um ser vivo em transformação, ao longo de um ciclo de vida relativamente curto. Um contacto com a biodiversidade.

Agora, está a chegar ao fim de mais um ciclo. Na próxima primavera, cá estaremos para receber os nossos novos bichinhos e todo o processo recomeçará.

Queremos elogiar o empenho dos nossos alunos e agradecer à natureza por nos proporcionar este fabuloso espetáculo.

E, porque acreditamos que conhecer é respeitar, estejam atentos ao que se passa à vossa volta, observem, conheçam a natureza. Ela vai estar sempre a surpreender-vos.

Entretanto, desafiamo-los a observar o vídeo em anexo que traduz toda esta nossa experiência.

                            As professoras e alunos de 5.º ano de Ciências Naturais

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga