Parlamento dos Jovens

AtividadesComentários fechados em Parlamento dos Jovens

Decorreu no dia 20 de janeiro, no Teatro da Escola Sá de Miranda um debate orientado pelo deputado Hugo Pires (PS) sobre: “Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito  e a igualdade ?”. Tratou-se de mais uma iniciativa relacionada com o Parlamento dos Jovens e estiveram presentes diversas turmas do Secundário, bem como os representantes da lista concorrente.

A questão da violência doméstica e no namoro está relacionada com o problema da dominação masculina presente no inconsciente coletivo, bem como nos mecanismos sociais e nas instituições: na família, na igreja, na escola ou no próprio Estado. Daí que seja necessária uma profunda mudança social, de maneira a neutralizar a violência e a promover o respeito e a igualdade. Assim, a verdadeira transformação implica um trabalho sistemático ao nível da prevenção. Trata-se de combater as atitudes e os comportamentos desadequados, bem como, de anular os mecanismos responsáveis pela reprodução de desigualdades de tratamento, de maneira a garantir o respeito mútuo.

A aluna Maria João, candidata da lista pelo Sá de Miranda, apresentou as seguintes medidas: 1. Programas para a promoção da Saúde Mental, de maneira a cultivar o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada e saudável; 2. Criação de gabinetes de apoio (a nível distrital e de acesso gratuito) na resolução de conflitos entre casais, de modo a garantir o respeito mútuo e a compreensão; 3.Projetos para a implementação, em meio escolar, da meditação e da auto-análise, de modo a aliviar o stress e a desenvolver a auto-análise e o auto-controlo, bem como uma saudável relação com os outros.

No próximo dia 23 de janeiro, quinta –feira, decorreu as eleições na Escola Sá de Miranda, entre as 9h00 e as 16h30.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga