Participação no II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas

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Nos passados dias 13 e 14 de junho, a professora Isabel Barbosa participou no II Seminário Internacional CAFTe, que teve lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde apresentou a comunicação intitulada Avaliação e qualidade educativa – que estratégias?

A comunicação, preparada em coautoria com as professoras Lúcia Dourado e Carla Fonseca, consistiu na apresentação de alguns exemplos das suas práticas de avaliação no âmbito do projeto “Pedagogia para a autonomia e sucesso educativo – que relação?”, em curso no nosso Agrupamento.

Com base na convicção de que o envolvimento ativo dos alunos em processos de reflexão e avaliação processual pode constituir um importante fator de sucesso educativo, têm sido utilizadas várias estratégias, de forma a criar condições favoráveis a um maior envolvimento dos alunos na aprendizagem, e, consequentemente, ao desenvolvimento de competências necessárias para fazer face aos desafios do século XXI. As experiências pedagógicas implementadas visam o desenvolvimento da autonomia dos alunos, objetivo central do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Foram apresentados alguns exemplos de instrumentos em que se apoiam as atividades propostas a alunos de diferentes níveis de aprendizagem, e em diferentes contextos disciplinares, no sentido de os envolver em processos de regulação da aprendizagem, experimentação de estratégias cognitivas e metacognitivas, reflexão sobre diversos aspetos dos processos de ensino e de aprendizagem, e negociação pedagógica.

Foram também apresentados dados da observação direta, bem como excertos de reflexões escritas, por alunos e professoras envolvidas, sobre algumas das estratégias pedagógicas adotadas, permitindo avaliar o seu potencial educativo, enquanto fatores de desenvolvimento da autonomia dos intervenientes no processo.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga