Projeto eTwinning “Mikro & Nano”

AtividadesComentários fechados em Projeto eTwinning “Mikro & Nano”

No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos do 11.º 06 participaram, ao longo do ano letivo, no projeto eTwinning  “Mikro & Nano” em colaboração com escolas secundárias de Bulgária, Espanha, Itália e Tunísia, usando como língua de comunicação o espanhol.

Micro (símbolo µ) é um prefixo do Sistema Internacional que indica um factor de 10-6, da palavra grega μικρός (mikros) e significa “pequeno”; por outro lado, Nano (símbolo n) indica um factor de 10-9, do grego νάνος, que significa “anão”. Ambos os prefixos, para além de serem utilizados na ciência para medidas muito pequenas, encontram-se no nosso vocabulário quotidiano para exprimir algo que existe em pequenas quantidades ou que é pequeno em tamanho (microprocessador, microondas, microscópio, micromachismos, micro-história, nanopoesia, nanotecnologia, nanopartículas, etc.). “O essencial é invisível aos olhos”, disse Antoine de Saint-Exupéry em “O Principezinho” e, neste projeto, trabalhámos o micro e o nano em diferentes domínios de aprendizagem numa perspetiva humanista, científica e social.

O projeto iniciou-se com a apresentação dos parceiros (alunos e professores), das suas escolas e repetitivas cidades. Na fase inicial os alunos familiarizaram-se com a plataforma, com o ambiente de trabalho do Twinspace, foram abordadas questões relacionadas com a segurança na internet, direitos de autor e regras de netiqueta. Posteriormente, elaboraram uma proposta de logotipo e de mascote do projeto que foram votadas em todas as escolas parceiras.

As atividades colaborativas foram trabalhadas em equipas mistas internacionais às quais foram atribuídas letras do alfabeto grego e que integravam alunos de todas as escolas. Fruto da colaboração e cooperação foram realizados os seguintes produtos finais: um dicionário de palavras com os prefixos “micro” e “nano”; um livro de microrrelatos e nano poemas; cartazes sobre temas de micro e nanociência;  vídeos sobre situações de micromachismos; uma revista com provérbios espanhóis machistas transformados em provérbio inclusivos; um Padlet com os Micro-Estados e nanonações do mundo.

Para realizar estas atividades recorreu-se ao uso de diversas ferramentas digitais, tais como Canva, Digipad, Genially, Google forms, Google slides, Google docs, Padlet, Emaze, Storyjumber e Bookcreator.

Os trabalhos realizados foram expostos em todas as escolas parceiras no início de maio, coincidindo com o Día da Europa e com o día do eTwinning.

O projeto foi objecto de uma avaliação inicial, intercalar e final. Na análise dos resultados, conclui-se que todos os alunos valorizaram muito positivamente a sua participação no projeto e destacaram a colaboração com alunos de outras escolas estrangeiras e os trabalhos realizados em grupos mistos internacionais como um dos pontos fortes deste projeto.

Por outro lado, as atividades realizadas permitiram uma abordagem multidisciplinar e  representaram um grande desafio para os alunos, uma vez que os conduziram a pensar “fora da caixa”, a utilizar novas ferramentas digitais, a desenvolver o espírito crítico e a criatividade e a utilizar a língua estrangeira.

[ngg src=”galleries” ids=”186″ display=”basic_slideshow” arrows=”1″ show_thumbnail_link=”0″]

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga