Esta oficina, coordenada pela professora Alívio Ribeiro, destina-se, a título experimental, a alunos do 12.º ano do ensino regular e profissional do AESM e visa promover «um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa» (in Aprendizagens Essenciais 12.º ano). É um espaço onde os alunos podem aprimorar os conhecimentos ou suprir algumas lacunas relativamente a questões linguísticas: pontuação, ortografia, morfologia, regras de citação ou de referência a títulos de obras, sintaxe, impropriedade lexical e gramática. Grosso modo, as fichas da oficina seguem o modelo do Grupo II do exame do 12.º ano (639), proporcionando aos alunos uma preparação alinhada com as exigências dessa prova.
As fichas disponibilizadas com recurso ao Formulário Google permitem testar conhecimentos linguísticos, dando um feedback imediato do trabalho realizado. E, de acordo com o resultado obtido, os alunos podem ver os comentários que acompanham as várias perguntas e perceber a razão pela qual a resposta dada está correta ou incorreta. Assim, os alunos têm a possibilidade de refletir sobre os erros cometidos, consolidar aprendizagens e melhorar o seu desempenho em futuras atividades.
A QUEM SE DIRIGE?
A todos os alunos do 12.º ano (ensino regular e profissional) que desejem aprimorar os seus conhecimentos ou suprir algumas lacunas nos domínios da leitura e da gramática.
COMO SE FAZ A INSCRIÇÃO?
Os alunos do 12.º ano (ensino regular e profissional) recebem, através do seu e-mail institucional, uma mensagem, com um link, que lhes permite aceitar o convite para poder integrar a oficina.
COMO FUNCIONA?
On-line, através da Classroom, com o e-mail institucional.
O horário de funcionamento é à escolha do(a) professor(a) de Português, num momento da sua aula, entre segunda e sexta, devendo os alunos aceder à Classroom, através do telemóvel/computador/tablet, para cumprirem as tarefas solicitadas. Os professores da disciplina serão informados dos resultados no início da semana seguinte.
Na stream, podem colocar dúvidas, sugerir conteúdos que desejem que sejam abordados e até propor alterações em relação ao funcionamento da oficina.
A oficina tem início em finais de setembro e termina em finais de maio.
OPINIÃO DOS ALUNOS QUE INTEGRAM A OFICINA:
«A apresentação de um feedback para cada resposta, de modo a aprendermos e a percebermos o que erramos.»
«Gosto muito da explicação que existe para todos os exercícios.»
«Forma útil e acessível para um desenvolvimento e estudo contínuo de competências necessárias para quase todas as disciplinas (compreensão).»
«É uma boa forma para preparar os alunos para perguntas que possam sair no exame nacional.»
«Praticamos a gramática e educação literária, mas duma maneira mais “divertida”, mais intuitiva.»
«Permite melhorar o desempenho dos alunos na gramática, compreensão da leitura e educação literária.»
«Permite um treino constante da gramática e da compreensão da leitura.»
«Um aspeto positivo desta oficina é o facto de nos ajudar a compreender melhor, sobretudo, os conteúdos de gramática.»
«Permite a compreensão da leitura, melhorar na interpretação e na gramática e adquirir novo vocabulário.»
Sugestão feita para melhorar a Oficina: «Fazer chegar as fichas a todos os alunos.», «No feedback, explicar o porquê de a alternativa errada ser a errada.»
O Departamento de Línguas e Literatura achou por bem ir ao encontro das necessidades dos alunos do Ensino Secundário que desejam aprimorar os seus conhecimentos ou suprir algumas lacunas decorrentes do estudo da língua materna no domínio da Gramática.
Assim sendo, decidiu dar continuidade ao PROJETO DE GRAMÁTICA ON-LINE, que continuará a ser dinamizado pela professora Alívio Ribeiro.
Este projeto é adequado para a recuperação das aprendizagens no âmbito da Gramática e, consequentemente, para a promoção do sucesso escolar, já que os alunos poderão melhorar o seu desempenho nas avaliações bem como os resultados escolares na disciplina de Português.
COMO SE INSCREVER?
Todos os alunos do Ensino Secundário (Ensino Regular) receberão, através do seu e-mail institucional, uma mensagem, com um link, que lhes permitirá aceitar o convite para poder integrar o projeto.
QUEM É SELECIONADO?
Todos os alunos do Ensino Secundário) que desejem aprimorar os seus conhecimentos ou suprir algumas lacunas no domínio da Gramática/Português.
COMO FUNCIONARÁ?
On-line, através da Classroom, com o e-mail institucional. Os alunos inscritos serão agrupados por ano de escolaridade.
O horário de funcionamento é livre (entre a segunda-feira e o sábado), devendo o aluno aceder à Classroom, semanalmente, para cumprir as tarefas solicitadas e poder expor as suas dúvidas para serem esclarecidas.