O Projeto
Rios, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020, está a
promover ações de Ciências Experimentais nas escolas.
Nesse
sentido, a equipa promotora deslocou-se desde o Núcleo de Aveiro até à Escola
Básica de Palmeira, no dia 8 de março, desenvolvendo uma sessão experimental de
divulgação e apresentação do Projeto Rios a alguns alunos de 7.º ano.
Assim, em
ambiente de sala de aula, foi exemplificado o que deve ser feito durante uma
saída de campo de monitorização do troço de rio adotado, foi dinamizada uma
oficina experimental de identificação de espécies de fauna e flora dos
ecossistemas fluviais (que os promotores trouxeram) e fizeram-se medições de
parâmetros físico-químicos da água de um rio, classificando-se o estado de
saúde do curso de água.
Foi uma
aula diferente, em que os alunos participaram entusiasticamente na
identificação de macroinvertebrados e várias outras espécies provenientes de um
rio da região norte, utilizando material de laboratório diferente do habitual,
e contando com o apoio de três especialistas.
A sessão
cumpriu o seu principal objetivo aguçando a curiosidade da maioria dos alunos, que
aguarda, com visível interesse, a saída de campo ao ribeiro do Pinheirinho.