Os alunos das turmas A e D do 8.º ano realizaram, nos dias 26 e 30 de outubro, respetivamente, a “saída de Outono”, para determinar o estado de saúde das nossas linhas de água.
Divididos em pequenos grupos, recolheram água para análise, fizeram o levantamento de dados diversos, nomeadamente da fauna e flora existente no leito do curso de água e na sua envolvente, tiraram algumas fotografias e ainda recolheram lixo.
Infelizmente, para além da evidência do período de seca que atravessa o nosso país (pouca era a água que corria no leito do ribeiro), também a falta de respeito pela natureza e até de civismo foram bem evidentes, pela enorme quantidade de lixo existente no leito e margens do ribeiro (garrafas de plástico e de vidro, restos de maços de tabaco e de materiais de obras, plásticos diversos, roupas, latas, “monstros” domésticos, entre outros).
Os sinais de poluição persistem, apesar das campanhas de limpeza já desenvolvidas e das participações já efetuados junto das autoridades competentes. Mas o empenho demonstrado por estes alunos não deixou dúvidas… as ações de preservação do ambiente vão continuar!