No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o grupo de Educação especial dinamizou, durante a semana, várias atividades para os alunos poderem consciencializar-se das “facilidades e dificuldades” dos seus pares.
No dia 5 de dezembro o tema foi a “Dança para Todos”, com o apoio do grupo TRYBO, que apresentou várias coreografias acessíveis a todos. Foi um momento de partilha e experiência muito enriquecedora para toda a comunidade escolar.
Durante a semana, o Centro de Apoio à Aprendizagem esteve aberto para toda a comunidade “sentir os sentidos – os cegos”. As atividades realizadas serviram para que todos se apercebessem das barreiras que os cegos têm que ultrapassar no seu dia-a-dia.
A atividade “Comunicar com Pessoas Surdas” realizou-se no dia 13 de dezembro, na Biblioteca Escolar, e foi dinamizada pelas convidadas Sónia Veiga, professora de Língua Gestual Portuguesa, Susana Branco, intérprete, e Luísa Campos, professora de Educação Especial do AE D. Maria II.
Esta iniciativa vai de encontro ao nosso desejo de ter uma escola verdadeiramente inclusiva, de pessoas que se sentem bem e que tem espaço para desenvolver as suas potencialidades.
Agradecemos aos nossos convidados e aos alunos que participaram com muito entusiasmo.