Seminário “Pedagogia para a Autonomia e Sucesso Educativo — que Caminho(s)?

Sem categoriaComentários fechados em Seminário “Pedagogia para a Autonomia e Sucesso Educativo — que Caminho(s)?

O confinamento social a que a maioria dos professores ainda está sujeita não foi um fator de desmotivação para os cerca de 40 professores do nosso agrupamento que se reuniram online, na tarde do dia 27 de maio, para participarem num seminário de reflexão sobre a urgência de promover o desenvolvimento da autonomia de alunos e professores, uma vez que é cada vez mais necessário adquirir competências que nos permitam enfrentar os desafios dum mundo em que a única certeza é a incerteza.

A sessão, dinamizada pelo Núcleo de Prática de Ensino Supervisionado de Educação Física deste Agrupamento, conjuntamente com a equipa do projeto “Pedagogia para a Autonomia e Sucesso Educativo — que relação?”, foi aberta pela Diretora do Agrupamento, que realçou a importância deste tipo de iniciativas, bem como da temática em análise, em particular nas circunstâncias atuais, visto que uma grande parte do trabalho dos alunos depende, mais do que nunca, da sua capacidade de gerir a sua própria aprendizagem.

Depois de uma breve apresentação do projeto acima referido, em que foram realçados alguns dos seus pressupostos, objetivos e implicações práticas, teve lugar a partilha de experiências pedagógicas desenvolvidas por alguns elementos da equipa do projeto, ilustrando possíveis caminhos para a operacionalização de alguns dos princípios e pressupostos de uma pedagogia para a autonomia, com particular destaque para o envolvimento ativo dos alunos em ambientes de aprendizagem inclusivos, em processos de consciencialização metacognitiva, e de aprendizagem/avaliação colaborativa. Por fim, foi apresentado o trabalho realizado no âmbito do processo de formação dos estagiários de Educação Física, o qual incidiu em questões relativas ao uso do poder na sala de aula, o que se prende com a necessidade de reflexão sobre os papéis pedagógicos numa pedagogia para a autonomia.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga