Sessão de esclarecimento “Jornalismo Ambiental”

AtividadesComentários fechados em Sessão de esclarecimento “Jornalismo Ambiental”

No dia 25 de janeiro, os alunos das turmas dos 8.º A e D, e 9.º B, tiveram oportunidade de assistir a uma sessão de Educação Ambiental, realizada em parceria com a Casa da Ciência de Braga, no âmbito do Programa Eco-Escolas.  A temática versou o jornalismo ambiental, nomeadamente o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA).

Esta iniciativa contou com a presença do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Eng. Altino Bessa, e da Diretora do Agrupamento, Dra. Margarida Antonieta Silva, tendo ambos incentivado os alunos a serem, através do jornalismo ambiental, agentes ativos na identificação e divulgação dos problemas ambientais, na apresentação de possíveis soluções para a sua resolução e ainda promotores de ações de sensibilização ambiental, através dos vários meios jornalísticos.

Os oradores desta sessão, Dr. Vítor Martins, Dr. Bruno Gonçalves e Dr. Carlos Magalhães, da Casa da Ciência de Braga, deram a conhecer alguns desses meios jornalísticos a que os alunos podem recorrer, nomeadamente: os artigos, as fotorreportagens, as fotocampanhas, entre outras formas, levantando antes algumas questões pertinentes: “Qual é a importância do jornalismo ambiental?”, “De que forma a Comunicação de Ciência deve ser rigorosa?”

Foi ainda realçada a importância de os alunos aderirem aos JRA, programa internacional implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação – ABAAE, e no qual a Escola Básica de Palmeira participa, contribuindo ao combate contra a desinformação e à aquisição de consciencialização ambiental. Para tal, este programa segue a seguinte metodologia: 1º – Investigação de um tema; 2º – Propor solução; 3º – Reportar; 4º – Disseminar.

Em jeito de conclusão, esta sessão ambiental, interessante e motivadora.  enriqueceu não só os alunos mas todos os que tiveram oportunidade de assistir.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga