Simpósio: Arte & Sustentabilidade

AtividadesComentários fechados em Simpósio: Arte & Sustentabilidade
Em 2008, o dst group organizou em Braga um simpósio intitulado “Arte na Cidade”, com convite lançado a quatro artistas para que emprestassem o seu talento a um projeto que pretendia estreitar os laços da cidade com a produção artística contemporânea.
Em 2018, dez anos depois, a ideia repete-se. Contudo, nesta edição pretende-se rever o conceito do simpósio, ajustando-o aos princípios da economia circular, desafiando quatro artistas plásticos a desenvolverem objetos a partir de materiais provenientes do desperdício da indústria, quer os disponíveis no parque de materiais do dst group (provenientes da construção e demolição de edifícios), quer os disponibilizados pela CUP&SAUCER (maio produtor mundial de chávenas), como os do grupo ERT (resíduos da indústria têxtil automóvel).
O SIMPÓSIO ARTE&SUSTENTABILIDADE soma, no seguimento de outros projetos recentes executados pela, agora, zet gallery, a parceria com o IB-S da Universidade do Minho e, mais concretamente, com o projeto FIBRENAMICS GREEN.
No âmbito deste projeto, entre os dias 1 e 12 de outubro, os alunos do 12.º ano de Artes Visuais tiveram acompanhamento tutorial do artista plástico Luís Canário.
Durante estes quinze dias os alunos foram desafiados a construírem uma obra de arte que respeitasse o conceito do simpósio. Neste sentido, os alunos criaram uma instalação que foi apresentada na passada sexta-feira, dia 12, à comunidade escolar e a todos os responsáveis pelo projeto.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga