Tabelas Periódicas Humanas Abertura Oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019)

AtividadesComentários fechados em Tabelas Periódicas Humanas Abertura Oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019)

No dia 29 de janeiro de 2019 decorreu, a nível nacional, a formação de Tabelas Periódicas Humanas nos locais mais emblemáticos de cidades de Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Vila Real, Évora, Tomar, Funchal (Madeira), Covilhã, Faro e Castelo Branco. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário e o público em geral para a importância deste ícone da Química, dando-se assim início às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica!

A formação da Tabela Periódica Humana estava inicialmente programada para ter lugar na Praça do Pópulo, mas, por razões meteorológicas, realizou-se na Nave Principal do Complexo Desportivo de Gualtar, pelas 10h00.

Em 1869 o russo Dmitri Ivanovich Mendeleev publicava no jornal da Sociedade Russa de Química, com um resumo republicado em alemão na Zeitschrift für Chemie (12, 405-406 1869), um estudo sobre a classificação sistemática de todos os elementos químicos conhecidos (63) à data de 1869. Em 2019 passam 150 anos desta extraordinária criação do génio humano e a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica. A Tabela Periódica, enquanto ícone da química, representa o carácter central desta ciência nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento científico e das tecnologias. A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações devem também servir para promover a consciencialização da sociedade para o papel da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga