“Hoje fui ao céu”- dizia o André para a mãe logo que chegou. De facto, não foram ao céu, mas viajaram, alguns pela primeira vez, de avião entre o Porto e Lisboa. Treze alunos da Educação Especial foram ao Oceanário de Lisboa e visitaram toda a zona envolvente, espaço onde decorreu a EXPO 98.
Depois de se terem levantado de madrugada, ainda o sol não se via, e de terem viajado para o aeroporto, entraram no avião com o entusiasmo que lhes é conhecido nos momentos em que se confrontam com a novidade, a descoberta “quem guia o avião?”, “como voa?”, “vou ter medo?”, “demora muito?”, “estamos em cima das nuvens!” etc. …
Chegados a Lisboa, experimentaram a viagem de metro, depois foram ao jardim da água e passaram toda a manhã em visita ao Oceanário que os deixou deslumbrados “que grande!”, “olha o tubarão!”, “e a raia-manta, que grande!”, “que lindas as lontras e os pinguins!”, mesmo o pinguim atrevido que jogava às escondidas.
Após o almoço, visitaram espaços emblemáticos e caminharam junto ao rio para ver a ponte Vasco da Gama e alguns barcos.
No final da tarde, fizeram a viagem de regresso.
O entusiasmo foi muito ao longo da visita e quando chegaram junto dos pais, que os aguardavam, e da diretora da escola, de quem partiu a ideia de os fazer conquistar o ar e o mar – sonho de todos -, a satisfação era muita.
Contactar com o mundo e com novas realidades era o objetivo. Cumpriu-se.
Esta visita foi orientada pelos professores da Educação Especial – Lurdes Carvalho, Artur Gonçalves e Sandra Silva – a professora de Português Funcional, Eugénia Fernandes e o Assistente Operacional, Milton Silva.