Na senda do autor de “Amor de Perdição”, Camilo de Castelo Branco, os alunos de 11º ano deslocaram-se ao Porto e a S. Miguel de Seide numa visita de estudo que os levou a conhecer espaços trilhados pelo escritor romântico do final do século XIX.
Chegados à cidade invicta, o grupo de alunos e professores iniciaram o percurso literário com a visita à antiga Cadeia da Relação onde Camilo esteve preso e à cela, S. João, onde escreveu o romance que é objeto de estudo. Da janela viram a cidade desde o rio Douro até à Torre dos Clérigos, cenário que fazia companhia ao escritor todos os dias em que esteve cativo por amor. Já na Praça “Amor de Perdição”, o percurso continuou passando por espaços que o escritor frequentou. Da Sé Catedral, onde o grupo se cruzou com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, desceu-se à Ribeira por ruas que nos fizeram recuar no tempo.
Hora de almoço, seguida da viagem até S. Miguel de Seide. Aqui fica a casa habitada por Camilo. O contacto com o ambiente da época em que viveu, com a secretária onde escreveu, com os espaços domésticos e o quintal onde ainda permanece a acácia do seu filho Jorge, fecharam o roteiro que foi do agrado de todos.
A visita realizou-se no dia 2 de março para as turmas 6,8 e 12 e no dia 6 de março para as turmas 7 e 9.