Comemorações dos 180 anos

Ciclo das Ciências
17 a 25 de novembro de 2016
Ciclo das Humanidades
02 a 09 de dezembro de 2016
Ciclo das Artes
17 a 24 de janeiro de 2017
Ciclo do Território, da Sociedade e da Sustentabilidade
17 a 24 de fevereiro de 2017 
Ciclo da Literatura
24 a 31 de março de 2017
Ciclo do Desporto
24 a 30 de abril de 2017
Ciclo das Ciências
17 a 24 de maio de 2017


Tributo a Pereira Caldas

 

No dia 30 de março, na Biblioteca Antiga da Escola Sá de Miranda, prestou-se o Tributo a Pereira Caldas. José Joaquim Pereira Caldas (1818-1903) foi professor do Liceu de Braga, deixando, em doação ao liceu, um conjunto de obras valiosíssimas que orgulha a comunidade educativa e que é preservada. Esta doação encontra-se no reservado da Biblioteca Antiga, tendo sido feita uma catalogação de toda a sua doação bibliográfica, sendo possível ter conhecimento do seu espólio num catálogo preparado para esta cerimónia. O Livro mais antigo, desta doação, remonta a 1540, cujo título é o seguinte: [Ilias] – Poetarum omnium seculorum longe principis, de Homero, publicado em Basileae: In officina Roberti Winter. Pereira Caldas colocava, em todos os seus livros, um selo branco com as seguintes indicações – Pereira Caldas – Professor Bracarense. Pode-se, também, verificar que foram colocadas anotações manuais pelo próprio. Todo o trabalho de recolha, catalogação e digitalização contou com o empenho e colaboração de uma equipa, entre eles, a Dra. Fátima e a D. Alice, que estiveram na catalogação, a Dra. Carla Machado, que esteve na digitalização, a Dra. Elisa, que esteve na recolha e revisão do prospeto e, o Dr. Luís Cristóvam, na conceção gráfica. 

A equipa agradece, ainda, ao Dr. Joaquim Domingues pela partilha do seu saber, revelado no aperfeiçoamento do prospeto, e da sua sensibilização para a importância do espólio de Pereira Caldas, e ao Dr. Luís Martins por sempre se ter interessado pela Escola Sá de Miranda, e pela Biblioteca. Interesse patente no artigo que gentilmente cedeu para o prospeto, intitulado “No 1.º Centenário da morte do Dr. Pereira Caldas (1903-2003)”.


Exposição Itinerante “El Quijote”
Auditório, de 29/03 a 20/04


Exposição literária- O Liceu Sá de Miranda na Literatura/ Braga Literária e A leitura na literatura
Auditório, de 27/03 a 05/04


Oferta de separadores de Livros
De 27/03 a 31/03


Roteiro Literário, para alunos, centrado no Liceu Sá de Miranda
27 e 28 de março


Ângela Vieira, Ilustradora, Biblioteca Antiga, apresentação do livro ” A História Engraçada de uma Biblioteca Abandonada”
29 de março


Homenagem ao Dr. Pereira Caldas
30 de março, pelas 10.00h, Biblioteca Antiga


Festa Literária e Chá com Livros
30 de março, pelas 10.00h, Biblioteca Antiga
Dia 31 de março, Auditório



Exposição: Rochas Não São Coisas do Passado                                                                          
Está patente, no Museu da Escola Sá de Miranda, a Exposição denominada “ROCHAS NÃO SÃO COISAS DO PASSADO”, de 22 de fevereiro a 22 de março. Esta exposição insere-se  no âmbito do 4.º ciclo – Território, Sociedade e Sustentabilidade e pretende dar a conhecer à comunidade o rico espólio museológico desta instituição.

Na exposição poderão ser observados exemplares de rochas, minerais e fósseis de todo o mundo, colecionados ao longo de quase dois séculos, podem ainda ser consultados livros técnicos de geologia e mineralogia e manuais do ensino das ciências da terra. 


Tertúlia sobre Fernando Pessoa
No dia 25 de janeiro, às 10h irá realizar-se uma Tertúlia sobre Fernando Pessoa, com a Dra. Rita Patrício, da Universidade do Minho.


Visita guiada à Exposição “Selección de obras del Museo del Prado” dos alunos de Educação Especial
Dia 18 de janeiro.


Exposição “Selección de obras del Museo del Prado”
De 11 a 19 de janeiro, no âmbito das Comemorações dos 180 anos da Escola Sá de Miranda, Ciclo das Artes.


Tertúlia: ” Investigação histórica: conhecer o passado para compreender o presente”
No dia 9 de dezembro, no âmbito das Comemorações dos 180 anos da Escola Sá de Miranda, Ciclo das Humanidades, realizou-se uma tertúlia onde foram debatidos os temas:

  • Medicina ao serviço da organização do estado imperial: o percurso controverso do médico Francisco da Silva Garcia, por Ricardo Castro, investigador integrado e gestor de ciência no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa(FCSH/NOVA).
  • De Braga para a Flandres: profissionais de saúde na Grande Guerra, por Helena Silva, investigadora FCT no Instituto de História Contemporânea (FCSH/NOVA)  
  • Os agremiados em Braga e Guimarães: classes, contribuições e tecido comercial, por Jorge Mano Torres, bolseiro de investigação do Instituto de História Contemporânea (FCSH/NOVA)

Gil Santos – “De Chaves a Copenhaga – A Saga de um Combatente”
Ontem, dia 5 de dezembro, no âmbito das Comemorações dos 180 anos da Escola Sá de Miranda, Ciclo das Humanidades, o Dr. Gil Santos veio à nossa escola falar sobre a presença portuguesa na 1.ª Guerra Mundial.

Apresentou, de forma emotiva, ideias e vivências de um soldado, seu avô, presentes no livro “De Chaves a Copenhaga – a Saga de um Combatente”.


Vida e Obra de Hannah Arendt de 17 a 24 de novembro
Entre 17 e 24 de novembro, na biblioteca da nossa escola, podes conhecer tudo sobre a vida e obra de Hannah Arendt.
Hannah Arendt nasceu em 1906 e viveu os tempos sombrios de duas guerras mundiais. Foi aluna de Heidegger e de Jaspers e formou-se em Heidelberg. Deixou a Alemanha após a chegada dos nazis ao poder, tendo-se fixado nos Estados Unidos, onde faleceu em 1975. Foi reconhecida como das figuras mais importantes do pensamento político contemporâneo.
O centro de criatividade e mudança comemora o aniversário do seu nascimento com uma exposição na Biblioteca do Sá de Miranda e no dia 18.11.16 será projetado um filme sobre os seus últimos anos, onde se trata o julgamento do nazi Eichmann em Jerusalém.

Dia da Escola
O nosso agrupamento comemorou, no passado dia 17 de novembro, o Dia da Escola.
Neste dia, as atividades letivas foram substituídas por atividades diversas, de carácter lúdico, cultural, desportivo e artístico. Os alunos tiveram oportunidade de participar em diversos workshops: maquilhagem, guitarra, folclore, jiu jitsu, parkour, danças, entre outros.
Decorreram também as cerimónias oficiais das comemorações dos 180 anos do Liceu Sá de Miranda.
No final da tarde, no nosso Teatro, realizou-se a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito e de Excelência, onde foi distinguido o desempenho académico dos nossos alunos no ano letivo anterior.
Fotografias
Timelapse


Alunos da Educação Especial visitaram a Biblioteca Antiga
No dia 21 de novembro, no âmbito das Comemorações dos 180 anos, os alunos de Educação Especial visitaram a Biblioteca Antiga da nossa escola.

No dia 24 de novembro, no âmbito das Comemorações dos 180 anos da Escola Sá de Miranda, Ciclo das Ciências, que decorreu de 17 a 25 de novembro, recebemos a Engenheira Ana Barata, do Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV) que nos veio falar da  Conservação da Biodiversidade associada aos agroecossistemas tradicionais relacionada com as variedades agrícolas.
biblioteca-sa-de-miranda-145

© Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga